Home » Notícias » Instituto Blaise Pascal

Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

segunda-feira, 10 de outubro de 2022. Autor:

      Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o OUTUBRO ROSA foi criado no início da década de 1990 pela Susan G. Komen for the Cure Foundation.

 Atualmente é realizado anualmente, com o objetivo de:

Ø  partilhar informação e promover a consciencialização sobre o problema;

Ø  proporcionar maior acesso a serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

PREVENÇÃO

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificados; Por exemplo, fatores como excesso de peso corporal, sedentarismo, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, porém, em princípio, passam por uma alteração.

Ao fornecer alimentação adequada, nutrição, atividade física e gordura corporal, é possível reduzir o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária de doenças, são incentivadas:

Ø  praticar atividade física;

Ø  manter ou adequar o peso corporal;

Ø  agregar uma alimentação mais saudável;

Ø  evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;

Ø  a amamentação também é um fator de proteção.

O autoexame da própria mulher também é de fundamental importância. Vale lembrar também que o câncer de mama não é uma doença. Há casos que aparecem em pessoas com 26 ou 39 anos. 

Útimas Notícias