Cidades

Cidade é uma entidade político-administrativa, que consisti em um estabelecimento humano com um certo grau de coerência e coesão. É um habitat humano que propicia a formação de relações entre os indivíduos, os grupos e as organizações.

Cidade é uma estrutura material e conceptual, com um dimensionamento e dinâmica próprios, que estrutura aglomerações populacionais, conferindo-lhes um sentido, uma função e uma finalidade.

Uma cidade consisti no agrupamento de áreas diversas: residenciais, comerciais, industrias e zonas mistas, suportadas por obras de infra-estrutura como vias públicas, saneamento, energia, entre outros. Uma cidade  não é um sistema fechado, mas uma rede híbrida, heterogênea e dinâmica de conexões internas e externas, um lugar de encontros e relações de permuta.

Rio de Janeiro
Cidade do Rio de Janeiro


A cidade só existe enquanto relação entre os diferentes grupos que interagem em um dado sistema produtivo. Cada grupo, com seu modo ver o mundo ou com interesses voltados para aspectos específicos  pode construir e reconstruir a cidade criativamente, a partir de elementos selecionados entre as diversas opções disponíveis na cultura de uma dada sociedade.

A cidade pode ser pensada como construção simbólica de determinados grupos, como uma rede de permutas, materiais e simbólicas. Nesse processo de trocas simbólicas, a cidade se desintegra, dilui, mas apenas para, no instante seguinte, reintegrar-se, refazer-se de modo diverso.

A cidade afirma sua existência empírica apenas enquanto sistema no qual atua uma grande quantidade de grupos de interesse, de referência, de vários tipos, tamanhos e filiações, que se confrontam, competem entre si, aliam-se, misturam-se e interpenetram a fim de proteger, aumentar ou legitimar aquilo que consideram seu patrimônio, seja este cultural, histórico, ideológico ou outros, ou seja, seus estilos de vidas.

Rio de Janeiro
Estados do Brasil

 

Municípios


O Município é a entidade administrativa urbana local, definida pela Constituição Federal Brasileira como a esfera mais local do poder (ao lado dos Estados e da União). No Brasil, o município é equivalente legal à definição de cidade. A expressão município se refere, no entanto, a um determinado grau hierárquico de administração governamental e a um grau de divisão territorial que muitas vezes transcende a idéia de cidade. Grande parte dos municípios brasileiros abrange vastas extensões rurais ou florestas.

Um município brasileiro pode dividir-se em distritos, sub-prefeituras ou regiões administrativas, que são circunscrições meramente administrativas sem constituírem pessoas de direito público ou sem ter representação política definida.

Segundo o IBGE, qualquer comunidade urbana caracterizada como sede de município é considerada uma cidade, independentemente de seu número de habitantes, sendo a parte urbanizada de seus distritos considerados prolongamentos destas cidades.

 

Rio de Janeiro
Cidade de Brasília

 

Prefeituras

 

As prefeituras no Brasil são as instituições políticas modernas encarregadas de administrar as cidades. A prefeitura é responsável pelo planejamento da cidade. As prefeituras em geral se encarregam da administração do sistema de transporte público, do sistema de escolas e bibliotecas públicas, e do policiamento e da cobertura contra incêndio.

As prefeituras precisam monitorar as diversas regiões da cidade, diagnosticando estruturas e áreas com problemas, buscando adotar soluções compatíveis e o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.

A prefeitura é responsável por administrar uma variedade de serviços públicos tais como policiamento, educação cobertura anti-incêndio, transporte público, manuntenção de vias públicas em geral, renovar bairros em decadência, entre outros.

As prefeituras administram os recursos coletados por meio dos impostos municipais, da tomada de empréstimos e dos repasses da União ou do Estado respectivo.

Rio de Janeiro
Cidade de São Paulo

 

Cidades

A cidade pode ser pensada como construção simbólica de determinados grupos, como uma rede de permutas, materiais e simbólicas. Nesse processo de trocas simbólicas, a cidade se desintegra, dilui, mas apenas para, no instante seguinte, reintegrar-se, refazer-se de modo diverso.